Buscar

Paranaenses conquistam 15 títulos no Pan-Americano de Ginástica

Atualizado: 8 de ago.

De 6 a 17 de julho, foi realizado o Pan-Americano de Ginástica no Rio de Janeiro, que contou com 11 atletas do Paraná nas disputas. O resultado: elas trouxeram 15 títulos pan-americanos para o Brasil.




GINÁSTICA RÍTMICA

No individual, o grande destaque foi Maria Eduarda Alexandre, ginasta do juvenil da Associação Toledana. Ela subiu ao pódio em todas as categorias, levando seis medalhas para casa: Campeã Pan-americana no aparelho maças; vice-campeã por equipes, no individual geral e no aparelho fita; e bronze na série de bola e no arco. Ela é de Toledo e tem como treinadora Solange Paludo. Outra representante do Paraná no individual foi Isadora Carnielli, do Clube Agir de Curitiba, treinada por Márcia Naves. A ginasta foi vice-campeã por equipes e bronze na fita.



Foto: Ricardo Bufolin/CBG


Foto: Ricardo Bufolin/CBG


Ainda no juvenil, a Seleção Brasileira de Conjunto, formada pelas paranaenses Fernanda Heinemann (Associação Toledana) e Yumi Moriyama (ADR Unopar), foi campeã absoluta, conquistando três medalhas de ouro (na série mista, 5 cordas e geral por equipes). Isadora Bedushi, Laura Gamboa e Lavínia Silvério integram a equipe, comandada pela treinadora Juliana Coradine.


Foto: Ricardo Bufolin/CBG


A Seleção Brasileira de Conjunto Adulto foi campeã pan-americana no geral e na série 5 bolas, e levou a prata na série mista. A equipe tem como treinadora e auxiliar técnica duas londrinenses: Camila Ferezin e Bruna Martins, respectivamente. Além disso, três ginastas do Paraná participaram desta vitória, integrando o conjunto: Gabrielle Moraes (ADR Unopar), Nicole Pircio (ADR Unopar) e Giovanna Silva (Associação Toledana), ao lado das atletas Bárbara Galvão, Deborah Medrado e Maria Eduarda Arakaki.


No individual, o Paraná foi representado pela ginasta Mariana Gonçalves, vice-campeã pan-americana por equipes e finalista no aparelho maças, treinada por Kareen Priscilla, do Clube Agir de Curitiba.


GINÁSTICA ARTÍSTICA



Carolyne Pedro e Julia Soares foram as representantes paranaenses na Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Com a equipe, formada também pelas atletas Christal Bezerra, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Lorraine Oliveira, elas foram campeãs pan-americanas, conquistando um título inédito no feminino. Por conta da classificação, o Brasil garantiu vaga no Mundial de Liverpool, no final de outubro.


As ginastas paranaenses treinam no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná - CEGIN, comandadas por Iryna Ilyashenko. Além disso, também participou da competição Josiany Calixto, no juvenil, também do CEGIN.


520 visualizações0 comentário