Ação foi realizada de forma on-line pela Federação Paranaense de Ginástica,
com apoio do Governo do Estado do Paraná e patrocínio da Copel
A Federação Paranaense de Ginástica (FPRG) realizou de 17 a 19 de maio o Curso Técnico de Ginástica Rítmica, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Paraná Esporte, e com a Copel. O evento foi on-line, com transmissão simultânea e participação de cerca de 400 ginastas de 13 cidades do Paraná. Os treinamentos foram ministrados pela técnica búlgara Reny Karachomakova, diretamente da Sede da Secretaria de Esporte
e Turismo, em Curitiba.
Márcia Aversani, presidente da FPRG, ressalta que o evento é muito importante para a evolução da ginástica paranaense, principalmente neste momento de pandemia. “É uma motivação para as ginastas e também para os treinadores de continuar firme nos treinamentos. Foi uma oportunidade ótima e diferente para se capacitar com uma treinadora de renome estrangeira, mesmo via plataforma on-line”, contou.
Estágio Internacional de Ginástica Rítmica - A treinadora Reny Karachomakova está no Paraná em ocasião do Estágio Internacional de Ginástica Rítmica, que acontece até dia 28 de maio. No total, 12 ginastas e 8 treinadores estão participando, desde o último dia 15, dos treinamentos presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da
Saúde.
As ginastas e treinadores participantes do estágio foram convocados seguindo critérios de seleção: são as ginastas que conquistaram medalhas em Campeonatos Internacionais, Brasileiro Individual e/ou Paranaense Individual nível 1 em 2019 ou que integram a Seleção Brasileira em 2021 e seus respectivos técnicos.
Foram convocadas atletas de 6 clubes de 5 cidades paranaenses, são elas: Barbara Domingos (seleção brasileira adulta individual), Isadora Carnielli (seleção brasileira juvenil individual), Julia Ricardo, Leticia Silva e Mariana Gonçalves com as treinadoras Marcia Naves e Kareen Priscilla, do Clube AGIR; Gabriella Castilho e Julia Kurunczi (seleção brasileira juvenil individual), da ADR Unopar, com as técnicas Dayane Camillo e Thais Santos; Samara Sibin e Maria Eduarda Alexandre (seleção brasileira juvenil individual), da Associação Toledana, com a treinadora Solange Paludo; Kauany Paes, da AGINAT, com a técnica Anita Klemann; Maria Clara Rocha, com o treinador Robson Marques, da Fantástica Escola de Ginástica; e Stefhany Popoaztki, do Tuiuti, com a treinadora Margarete Oliveira.
Segundo Márcia Aversani, o Estágio Internacional de Ginástica Rítmica é outra ação da FPRG que busca a capacitação, principalmente para os próximos desafios deste ano, como os campeonatos Pan-americanos e a conquista da vaga olímpica. “Reunir as melhores ginastas do Paraná, entre elas quatro da seleção brasileira, como a ginasta Barbara Domingos que é o
grande nome do Paraná para a conquista da vaga olímpica para Tóquio, é de extrema importância nesse momento para darmos suporte para as nossas atletas que vão representar o Brasil no Pan-americano Adulto, no Rio de Janeiro, e no Pan-americano Júnior, na Guatemala, em junho”, explicou.
Tanto o Estágio de Treinamento quanto o Curso Técnico da Federação Paranaense de Ginástica têm apoio do Governo do Estado do Paraná por meio do Proesporte e patrocínio da Copel.
Clubes participantes do Curso Técnico:
ADR Unopar, de Londrina;
Agin, de Araucária;
AGINARC, de São José dos Pinhais;
AGINAT, de Toledo;
Associação Atlética Maringaense – AAGM, de Maringá;
Associação Cultural Thalita Cumi, de Londrina;
Associação de Ginástica Rítmica – AGIR, de Curitiba.
Associação Desportiva Inspirar, de São José dos Pinhais;
Associação Ginástica Maringá e Região – Agimar, de Maringá;
Associação Ginástica UNIPAR, de Umuarama;
Associação Rondonense de GR, de Marechal Cândido Rondon;
Associação Toledana de Ginástica Rítmica, de Toledo;
Associação Umuaramense de Desporto e GR – AUDGR, de Umuarama;
Clube Tuiuti, de Cascavel;
Colégio Aliança Escola Arca de Noé, de Guarapuava;
Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba;
Fantástica Escola de Ginástica, de Pinhais;
Instituto Dunamys; de Curitiba;
Instituto Get Flex, de Curitiba;
Santa Mônica Clube de Campo, de Curitiba;
Prefeitura Municipal de Campo Largo.
Comments